Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Representantes do Polo Tecnológico do Mar conhecem projetos na UFRRJ

Representantes do Polo Tecnológico do Mar conhecem projetos na UFRRJ

Representantes do Polo Tecnológico do Mar em reunião com integrantes da Administração Central da UFRRJ

Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ

Nesta terça-feira, 18/6, integrantes da Administração Central da UFRRJ receberam no câmpus Seropédica executivos das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN), Porto Sudeste e Pro-Natura para discutir os últimos ajustes antes do lançamento oficial do Polo Tecnológico do Mar da Baía de Sepetiba, previsto para 16 de julho.

O Polo objetiva o desenvolvimento sustentável na região do entorno da Baía, por meio de projetos alicerçados em três pontos principais: desenvolvimento da cadeia produtiva local; responsabilidade social e negócios sociais; e tecnologia. Na ocasião, o reitor Ricardo Berbara mencionou a participação da Universidade Rural como estratégica.

“Observamos que as empresas e as universidades não dialogavam entre si e isso era ruim para ambas as partes. Com o Polo Tecnológico do Mar, temos a oportunidade de causar um impacto positivo em toda região com o desenvolvimento de tecnologia e com ações de extensão”, afirmou. O potencial de utilização de áreas do câmpus Seropédica para a produção de energia solar fotovoltaica também foi citado pelo reitor.

Fazendinha Agroecológica Km 47

Na última semana, mais de duas dezenas de professores e pesquisadores da Universidade realizaram a apresentação de seus projetos de pesquisa para instituições participantes do Polo. A intenção é que sejam estabelecidos acordos de cooperação técnico-científica por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur). Neste momento inicial, as pesquisas relacionadas à agroecologia, à conservação ambiental e à produção e processamento de pescado atraíram a atenção das instituições, em especial por atenderem demandas socioambientais da região.

Após a reunião no Pavilhão Central (P1), os executivos conheceram o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica Km 47, resultado de uma parceria da UFRRJ com a Embrapa Agrobiologia e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). Com mediação de Anelise Dias, professora do Instituto de Agronomia (IA), de Enok Donato, residente em Agronomia da UFRRJ, e dos pesquisadores da Embrapa José Guilherme Marinho Guerra e Ednaldo Araújo, os visitantes puderam conhecer parte das atividades desenvolvidas no local, como os trabalhos de pesquisa científica e de ensino em agricultura orgânica.

Jardim Botânico da UFRRJ

Também ocorreu visitação ao Jardim Botânico (JB/UFRRJ), que desenvolve ações de conservação ambiental, atividades educativas e pesquisas científicas. O professor Ivo Abraão, coordenador do JB, apresentou algumas iniciativas desenvolvidas no espaço, como visitas guiadas, trilhas ecológicas, palestras, workshops e cursos na temática ambiental.

Além do reitor Berbara, participaram do encontro Gabriela Rizo, pró-reitora adjunta de Extensão da UFRRJ; Elaine Albuquerque, vice diretora  do CTUR/UFRRJ; Hugo Neves, engenheiro agrônomo,  CTUR/UFRRJ; Josane Resende, chefe do Departamento de Relações Comunitárias e Interinstitucionais (DRCI/Proext/UFRRJ); Clarissa Oliveira da Silva, vice-presidente da Fapur; Sérgio Vieira, coordenador da Coordenação de Logística Orgânica Sustentável (Colosus/UFRRJ); Vinicius dos Anjos, coordenador de projetos da ICN; Renê Rosa de Jesus, gerente de Relações Institucionais e Comunicação Social da ICN; Philippe Christian, do Ministério da Educação da França; Laila Carvalho, analista de Relações Institucionais da Porto Sudeste; Fabiano Machado, diretor financeiro da Pro-Natura; Marcia Ismerio, consultora da Pro-Natura; e Nathália Tokiko, representante da comunidade da Ilha da Madeira.

Postado em 19/06/2019 - 12:10