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Renovação na telefonia

O sistema de telefonia da UFRRJ vem passando por mudanças. Com o objetivo de modernizar as linhas e atender às demandas urgentes da comunidade acadêmica, o servidor Nilson Brito de Carvalho assumiu a gestão do contrato celebrado entre a UFRRJ e a Algar Telecom S/A e esclarece aqui nesta entrevista, também publicada no informativo Rural Semanal (edição nº14/2016) algumas dúvidas dos usuários.

Quais os tipos de serviços de telefonia existentes na UFRRJ?
Nilson Brito – São dois tipos: telefonia fixa comutada e telefonia móvel. Uma parte da telefonia fixa comutada é regida pelo contrato nº33/2015, celebrado entre a UFRRJ e a Algar Telecom S/A; a outra parte está sendo atendida, excepcionalmente, sem contrato pela Telemar Norte Leste S/A, até que todas as linhas possam ser portabilizadas para a Algar; e a telefonia móvel é regida pelo contrato nº05/2015, celebrado entre a UFRRJ e a Claro S/A.

Quantas linhas telefônicas existem na UFRRJ?
N.B. – Em relação à telefonia fixa comutada existem 120 linhas e 208 ramais DDR de prefixo 2681 (4600-4999), e em relação à telefonia móvel existem 65 linhas; linhas estas em uso nos câmpus Seropédica, Três Rios, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes e CPDA.

Qual foi a sua primeira iniciativa ao assumir a gestão da telefonia?
N.B. – Primeiro, li atentamente cada uma das cláusulas do contrato para saber quando e o que cobrar da empresa prestadora dos serviços, assim como as obrigações que a instituição deverá atender na qualidade de contratante. Depois, reuni a equipe de telefonia para conhecer as demandas existentes e traçar as metas a serem atingidas.

nilson

Equipe de telefonia. Nilson Brito, gestor; Carlos Pereira, instalador e reparador; Luis Marques, instalador e reparador; André Faria, Analista de TI.

Quem compõe a equipe de telefonia da UFRRJ?
N.B. – Temos um Analista de Tecnologia da Informação especializado em Redes (Andre Luis Faria de Oliveira) e dois Instaladores e Reparadores (Carlos Pereira de Souza e Luis Alberto Marques da Silva). Agora estou pleiteando, junto à Administração Superior, a possibilidade da alteração de categoria dos Instaladores e Reparadores para Técnicos em Telefonia, pois o trabalho que vem sendo realizado por estes dois profissionais terceirizados é merecedor de elogios. Com todas as dificuldades existentes, eles têm conseguido, muitas vezes driblando a falta de material, atender às demandas da instituição.

Quais dificuldades você encontrou no início da gestão da telefonia?
N.B. – O convite da pró-reitora de Assuntos Financeiros Nidia Majerowicz foi para assumir a gestão do contrato nº 33/2015 de telefonia fixa comutada. Ao dar início à gestão deste, começaram a surgir várias demandas dos usuários das linhas não comutadas, que não faziam parte do contrato ao qual eu atuava como gestor. Diante desse fato e das implicações que ocasionariam, comuniquei à chefia de Gabinete a necessidade da designação de um interlocutor para tratar dos assuntos que abrangesse todas as modalidades de telefonia da UFRRJ. Com a Portaria nº 241/GR, então fui designado como interlocutor da UFRRJ junto às empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa e móvel. A partir daí, pude atender todas as demandas da comunidade.

Por que as linhas não são portabilizadas todas de uma só vez?

N.B. – A portabilidade de uma linha de telefonia fixa comutada necessita de condições técnicas. Vamos supor que todos os setores da UFRRJ estivessem concentrados no prédio central (P1), todas as 120 linhas estariam distribuídas em pontos fixos determinados, o que propiciaria as condições técnicas necessárias para portabilidade de uma única vez. Foi exatamente isso que ocorreu com os ramais DDR (2681 – 4600 a 4999) em 29/02/2016, que eram operados pela Telemar e foram portabilizados à Algar Telecom S/A. Em função de diversos setores da UFRRJ estarem muito distantes entre si, esse é um dos maiores empecilhos para a concretização das portabilidades. Estas dificuldades serão superadas à medida que chegarem os aparelhos VoIP, materiais de telefonia e equipamentos de TI, que estão sendo adquiridos para viabilizar as condições técnicas necessárias para que possamos solicitar a portabilidade de quase todas as 120 linhas.

Existem linhas que não poderão ser portabilizadas?
N.B. – Existem 4 linhas que não possuem nenhuma viabilidade técnica para portabilidade em função do local onde estão instaladas e continuarão com a Telemar: 3787-3983 (Setor de Atendimento Psicológico); 2533-6160 (Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável); 2682-1764 (Residência Oficial de Hóspedes) e 2682-2447 (Centro de Arte e Cultura). Existem também 9 linhas no câmpus de Campos que só serão portabilizadas caso não ocorra nenhum problema com a IRP 04/2016 – MPOG, prevista para ser concluída no mês de outubro/2016.
Gráfico DemonstrativoQuais são as metas a serem atingidas pela equipe da telefonia?
N.B. – Após a fase de identificação e reparo das linhas telefônicas que estavam desativadas por falta de manutenção, estamos dando início à revitalização das caixas de passagem e dutos de distribuição dos cabos de telefonia, que interligam o Pavilhão Central às Unidades Administrativas e Acadêmicas. Nesta primeira fase foram atendidas a Imprensa Universitária, Praça de Desportes e Prefeitura Universitária, e também estão sendo atendidos o ICHS, ICSA, IE e CAIC. O atendimento a estas Unidades se deu, principalmente, em função da parceria do gestor de telefonia com os diretores do ICHS (Ricardo de Oliveira) e ICSA (Daniel Ribeiro de Oliveira), que custearam os materiais necessários para revitalização das caixas de passagem, viabilizando a instalação de 11 novas linhas no ICHS e outras que, brevemente, serão instaladas nas demais Unidades. As próximas Unidades a serem atendidas serão o Jardim Botânico, ICBS e IV, onde vários ramais de prefixo 2681 serão reativados. Também estão previstas instalações de linhas nos alojamentos femininos e masculinos. Todas as Unidades localizadas mais distantes do P1 serão atendidas com aparelhos de telefone VoIP ligados à rede de internet existente no câmpus. A previsão de atendimento a todas as Unidades da UFRRJ deverá ocorrer em março/2017, após a chegada dos equipamentos e materiais necessários à conclusão das portabilidades e expansão das linhas de telefonia comutada.

 


Postado em 26/09/2016 - 10:32 - Atualizado em 14/10/2016 - 11:56

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