Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > ASSUNTOS ESTUDANTIS > Programas > Programa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (PDAI)

Programa de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (PDAI)

Este programa tem por finalidade de apoiar financeiramente estudantes da UFRRJ regularmente matriculados nos cursos de graduação, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, sem prejuízo de demais requisitos fixados pela instituição em ato próprio. Os recursos financeiros para a viabilização deste programa são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC). Entre os objetivos deste programa estão:

 

1) Oferecer oportunidades para o desenvolvimento acadêmico, cultural e profissional, nos diferentes ambientes da Universidade, com a orientação de servidores docentes ou técnico-administrativos tendo como fundamentos a responsabilidade ética e social e que as ações de assistência estudantil estejam vinculadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2) Destinar bolsas aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da UFRRJ, que realizam atividades de caráter técnico-acadêmica e projetos institucionais estruturados, com base em um plano de trabalho acadêmico, não incluídos em outras modalidades de Bolsa existentes na Universidade, com vistas a incentivá-los em suas atividades acadêmicas e na perspectiva da excelência na sua formação integral.

 

As bolsas concedidas no âmbito do PDAI serão divididas em cinco linhas de ação a fim de subsidiar programas e ações institucionais da UFRRJ e poderão ser alocadas de acordo com as demandas dos demais eixos a cada período letivo, em função da existência de dotação orçamentária para a implementação das mesmas.

 

Linha de ação 1 – Pesquisa: A Proaes em parceria com a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPPG) disponibilizará um quantitativo de bolsas de 20 horas semanais para o desenvolvimento de atividades em projetos de pesquisa institucionalizados. As bolsas deste eixo serão selecionadas pela PROPPG em cronograma e edital próprio sob as regras já vigentes.

Linha de ação 2 – Extensão: A Proaes em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proext) disponibilizará um quantitativo de bolsas de 20 horas semanais para o desenvolvimento de atividades em projetos de extensão institucionalizados. As bolsas deste eixo serão selecionadas pela Proext em cronograma e edital próprio sob as regras já vigentes.

Linha de ação 3 – Ensino de Graduação: A Proaes em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizará um quantitativo de bolsas de 20 horas semanais para o Programa de Tutoria da UFRRJ. As bolsas deste eixo serão selecionadas pela Prograd em cronograma e edital próprio.

Linha de ação 4 – Ensino Médio: A Proaes em parceria com Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) disponibilizará um quantitativo de bolsas de 16 horas semanais para o desenvolvimento de projetos institucionais do CTUR. As bolsas deste eixo serão selecionadas pela Proaes.

Linha de ação 5 – Administração e Gestão: A Proaes apoiará o desenvolvimento de ações de aprimoramento da gestão administrativa institucional e projetos institucionais dos diferentes setores da Universidade com a cessão de um quantitativo anual de bolsas de 16 horas semanais. As bolsas deste eixo serão selecionadas diretamente pela Proaes.


Postado em 11/08/2014 - 13:50

Últimas Notícias