Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Professor José Graziano recebe título de Doutor Honoris Causa

Professor José Graziano recebe título de Doutor Honoris Causa

Por Caroline Verly (*)

 

José Graziano recebe homenagem da UFRRJ, representada pelo reitor Ricardo Berbara (à dir.)

O professor José Graziano da Silva recebeu, nesta quarta-feira (21/8), o título de Doutor Honoris Causa da UFRRJ. A honraria, concedida pelo Conselho Universitário, foi entregue pelo reitor Ricardo Berbara em cerimônia realizada no Salão Azul, câmpus Seropédica. Graziano foi homenageado por conta de sua trajetória de vida, valorosa contribuição intelectual e atuação no campo de segurança alimentar, além de seu trabalho na elaboração de políticas de combate à fome e afinidade com valores acadêmicos e sociais da Rural. Foi entregue também a medalha cunhada em prata do centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

“É uma grande honra estar aqui hoje”, disse o professor Graziano. “Estou particularmente orgulhoso de fazer parte de uma lista de personalidades que já receberam esta mesma homenagem, como Oscar Niemeyer e Paulo Freire. Eu considero que o tributo a uma pessoa é sempre também um reconhecimento das coisas a que ele se dedicou durante a vida. No caso, acho que devo mencionar as causas do desenvolvimento rural, das lutas contra a fome e da luta pela minoria dos sistemas alimentares. Essas lutas não são individuais; é uma luta que lutamos juntos, e estou certo de que venceremos juntos”.

 

O reitor Ricardo Berbara destacou a ação de Graziano no enfrentamento à fome e à pobreza no país, sublinhando o papel da ciência: “O combate à miséria, como bem sabe o professor, necessita de ações de caráter político, econômico e social. Mas sem o desenvolvimento de soluções baseadas na ciência, todo o esforço permanecerá insuficiente. Por isso, é necessário fortalecer continuamente nossas agências de fomento, as universidades e centros de pesquisa. Nossa produção científica deve concentrar esforços na luta pela redução de desigualdades e no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo planeta e cada vez mais pelo nosso país”.

 

Combate à fome

 

Graziano participa da Feira de Agricultura Familiar da UFRRJ

José Graziano é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), mestre em Economia e Sociologia Rural (USP) e doutor em Ciência Econômica (Unicamp). Entre 2003 e 2004 foi ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, sendo responsável pela implementação do Programa Fome Zero. Em 2011, foi eleito diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Em 2015, foi reeleito a um segundo mandato de quatro anos, encerrado em julho de 2019.

 

Os quase oito anos do professor Graziano à frente da FAO foram marcados pela difusão internacional das experiências brasileiras, nas quais ele mesmo havia atuado, adaptando-as a diferentes realidades em várias partes do mundo. O programa de merenda escolar, por exemplo, foi disseminado em praticamente toda a América Latina e em muitos países africanos. E o Programa para Aquisição de Alimentos (PAA) foi aplicado na África e na Ásia.

 

O Programa também é uma das ações que a UFRRJ realiza junto à agricultura familiar no entorno. Isso foi lembrado pela professora Anelise Dias (Instituto de Agronomia), coordenadora do PAA ao lado da professora Nidia Majerowicz (ICBS). “Os resultados são muito impactantes em aumento de renda e inclusão; empoderamento das mulheres; fortalecimento dessas famílias; e desenvolvimento da agroecologia e da agricultura orgânica. Então, a gente tem muito a agradecer ao professor Graziano. É um orgulho para a gente!”, disse Anelise.

 

Visita à Feira

 

José Graziano comenta recebimento do título de Doutor Honoris Causa em sua conta no Twitter

Além de participar da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, José Graziano visitou a Feira de Agricultura Familiar (FAF), realizada todas as quartas-feiras no Pavilhão Central do câmpus Seropédica. Tanto a homenagem quanto a visita à FAF foram repercutidas por José Graziano em sua conta oficial no Twitter (@grazianodasilva).

 

“Uma honra receber o Honoris Causa da UFRRJ, primeira e maior universidade rural do Brasil”, escreveu Graziano. Em outro post, ele comentou a visita à FAF, afirmando que é preciso “reduzir as distâncias entre o rural e o urbano, entre produtor e consumidor”.

 

 

 

 

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)

Fotografias: Leandro Silva (CCS/UFRRJ) e Divulgação José Graziano (@grazianodasilva)


Postado em 22/08/2019 - 16:18

Notícias Relacionadas

Agradecimento da família do servidor Bertolino Rocha

Reitor recebe título de Cidadão Seropedicense

Instituto de Florestas recebe prêmio do Crea-RJ

Que todo dia seja 8 de Março

Aos Mestres

Últimas Notícias