Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP > Programa de Iniciação Científica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Programa de Iniciação Científica


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é responsável pela coordenação e supervisão das atividades de pesquisa e pós-graduação.

Programas de Iniciação Científica

  • PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af

Os Programas de Iniciação Científica compreendem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – PIBITI e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af). Os Programas PIBITI, PIBIC-Af e parte do PIBIC são oriundos de convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Os programas são voltados para os alunos de graduação e têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, e a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado. Além disso, visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico.

  • Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV)

O Programa é voltado para os alunos de graduação da UFRRJ e tem como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de bons estudantes em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, e a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado. Além disso, visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico

  • Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

O Comitê é formado por Docentes da UFRRJ distribuídos nas 9 áreas de conhecimento do CNPq/CAPES, a saber: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar . Veja a seguir a composição do Comitê por área de conhecimento do ano de 2017.Portarias comitê Institucional de bolsas de IC 2017



Clique nos links abaixo para ver a listagem e fazer o download dos arquivos pretendidos:

A PROPPG divulga as notas brutas e normalizadas (produção científica) dos inscritos no processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af​,​ E​dital Nº 001 de 23 de março de 2017. Os critérios de normalização foram os mesmos utilizados no edital dos últimos anos, sendo iguais para todas as grandes áreas, quais sejam: 1) Identificação da nota bruta equivalente à primeira diferença  acentuada — entendida como norma — entre notas brutas ordenadas por valores  decrescentes; 2) atribuição de nota dez a todas as notas brutas iguais ou maiores que a norma; 3) normalização de todas as outras notas brutas pela norma (regra de três simples). 

Recursos quanto à avaliação apresentada deverão ser solicitados apenas no prazo estipulado em edital: 12 a 16 de junho de 2017, de acordo com o template que será divulgado em breve, através do e-mail naap@ufrrj.br. E-mails antes do prazo, assim como o envio de mensagens para e-mails diferentes do divulgado em edital, serão desconsiderados.

Acesse aqui o documento: Notas Normalizadas – EDITAL PIBIC, PIBITI E PIBIC-Af

PROPPG divulga as notas brutas e normalizadas (produção científica) dos inscritos no processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica​ ​[PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af​]​

A PROPPG divulga a classificação preliminar do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af – Edital n.º 001 de 23 de março de 2017.

A distribuição das bolsas depende, ainda, da confirmação da cota institucional pelo CNPq. Esta lista de classificação preliminar poderá ser alterada a depender da apresentação e deferimento de possíveis recursos.

RECURSOS:

 Somente serão aceitos recursos ao NAAP-PROPPG por meio físico ou eletrônico (e-mail: naap@ufrrj.br, com assunto para a mensagem: RECURSO EDITAL PIBIC/PIBITI/PIBIC-Af_17/18). As notas de PP e PA também poderão ser informadas, durante este período, mediante solicitação dos candidatos. O professor deverá remeter o recurso no template fornecido preenchido para o e-mail naap@ufrrj.br, em formato pdf, ou entregá-lo diretamente na secretaria do NAAP [no horário de funcionamento durante o prazo de recursos; feriados não alterarão o prazo estipulado], no prazo definido em edital — 12 a 16 de junho de 2017 —, indicando os pontos de discordância devidamente substanciados no número máximo de 2.000 caracteres [contando os espaços].

Só serão julgados os recursos que estiverem de acordo com o template fornecido; aqueles que não atendam a este formato e que sejam interpostos fora do prazo estabelecido em edital serão desconsiderados.  Cada recurso será encaminhado, para apreciação e julgamento, ao Coordenador Institucional e ao Coordenador da Grande Área e seu respectivo comitê deliberarem em nome de todo o Comitê Institucional. A decisão tomada pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica é considerada final e soberana, de acordo com o item 3.5.4 da RN 17/2006, que normatiza nacionalmente os Programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af.

As respostas aos recursos serão enviadas pela equipe NAAP exclusivamente por e-mail apenas após o prazo final de interposição de recursos. Comunicações com o Coordenador Institucional, Coordenadores de Área, membros do comitê, Pró-Reitoria e outros não serão consideradas recursos e, portanto, não serão julgadas.

Classificação Preliminar – Divulgação

Template – Recurso

PROPPG divulga a classificação preliminar do processo de seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af

A PROPPG comunica que os certificados do Programa Institucional de Iniciação Científica
Voluntária, referentes ao período de 1º de Abril de 2017 a 31 de Março de 2018, estão
disponíveis.
Favor localizar a página referente à própria certificação no documento disponibilizado e realizar a impressão.
Quaisquer dúvidas deverão ser dirimidas exclusivamente através do e-mail
Parabenizamos aos professores e alunos que fortaleceram este programa e contribuíram na formação de futuros pesquisadores. 
Atenciosamente,
Coordenação Institucional de Iniciação Científica – UFRRJ

Certificados do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PICV 2017-2018) estão disponíveis para impressão

Últimas Notícias