Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Núcleo de Apoio à Administração da Pesquisa – NAAP


Informações nesta página:

 



Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC – e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af


Ambos os programas são oriundos de convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de acordo com o processo nº 800864/89-1 e RN 017/2006-CNPq, que normaliza nacionalmente as ações a eles vinculadas . Os programas PIBIC e PIBIC-Af são voltados à concessão de bolsas de iniciação científica (cotas CNPq e UFRRJ – esta referente à contrapartida institucional) e têm como principal objetivo o incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando (i) a participação ativa de bons alunos de graduação em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, sob a orientação individual e continuada por pesquisador qualificado, (ii) a aprendizagem e a aplicação de técnicas e métodos de pesquisa e (iii) o estímulo ao desenvolvimento do pensar científico.

Comitê Institucional de Iniciação Científica

Coordenação: Prof. Glauco Favilla Bauerfeldt

Edital 2019-2020      Notas brutas e normalizadas PIBIC, PIBIC-Af 2019     Classificação Final PIBIC, PIBIC-Af 2019


Comunicado da PROPPG sobre recebimento relatórios finais de Iniciação Científica – Modalidades PIBIC, PIBIC-Af, e PIBITI

A PROPPG informa que o período de recebimento de relatórios finais dos programas PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI/ da UFRRJ será até o dia 30 de setembro de 2019. O professor deverá remeter este documento preenchido exclusivamente para o e-mail relatopibicufrrj@gmail.com, em formato “.pdf”.

 

template para submissão do relatório está disponível neste arquivo: Template-Relatório-PIBIC-PIBITI-PIBIC-AF 2019

 

Os relatórios enviados fora do formato indicado no template serão devolvidos para adequação, lembrando que o professor-orientador em débito com os Programas de Iniciação Científica tornar-se-á inelegível para a seleção do ano seguinte.

 

As dúvidas poderão ser dirimidas através do e-mail naapproppg@gmail.com.

 



Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – PICV


Trata-se de programa voltado à formação inicial de estudantes de graduação como futuros pesquisadores por meio de atividades acadêmicas que privilegiem a prática de técnicas e métodos de pesquisa e estimulem o desenvolvimento do pensar científico. As atividades contempladas por este edital devem ser realizadas como parte de projeto de pesquisa com qualidade acadêmica, limitado no tempo e sob a coordenação individual por orientador qualificado. Dessa forma, as atividades de uma iniciação científica voluntária apresentam as mesmas características dos demais programas institucionais de iniciação científica, embora não proporcionem ao estudante envolvido direito a bolsa. A participação neste Programa no papel de proponente ou de estudante é de caráter voluntário.

CERTIFICADOS 2017

 



Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI


O Programa PIBITI é oriundo de convênio firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de acordo com o processo nº 800864/89-1 e RN 017/2006-CNPq, que normaliza nacionalmente as ações destes programas. Esse programa é voltado à concessão de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação a alunos de graduação e tem como objetivo a inserção de estudantes em atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas, em busca de possibilidades de transferência de tecnologia. Os projetos tecnológicos devem estar direcionados às soluções de problemas de interesse social, ao depósito de patentes, registros de softwares, marcas, desenho industrial e indicação geográfica no INPI ou órgãos equivalentes e a proteção de cultivares registrados no MAPA.

Comitê Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Coordenação: Profª. Yara Peluso Cid

Edital 2019/2020            Notas brutas e normalizadas PIBITI 2019           Classificação Final PIBITI 2019

 



Indicação/Substituição de Bolsista PIBIC/PIBIC-Af/PIBITI


Comunicado do CNPq:

Prezado Representante de Iniciação Científica,

Conforme amplamente divulgado na mídia nacional desde o início deste ano, o orçamento do CNPq para 2019 foi aprovado com um déficit de cerca de R$ 330 milhões. Informamos que, até o momento, não houve sinalização de recomposição desse déficit orçamentário. Em razão disso, com vistas a minimizar os possíveis impactos no sistema de concessão, estão suspensas as indicações/substituições de bolsistas.

Reforçamos o nosso compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para o desenvolvimento do país e nos manteremos empenhados na busca da melhor solução possível nesse cenário.

Atenciosamente,

Lucimar Batista de Almeida
Coordenadora de Programas Acadêmicos
Coordenação de Programas Acadêmicos
COPAD/CGNAC

O discente indicado deve possuir currículo cadastrado e enviado ao CNPq pela plataforma Lattes.

Documentos Necessários para Indicação:

  • Cópia do CPF do bolsista
  • Ficha de indicação preenchida e assinada
  • Histórico Escolar atualizado
  • Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil (bolsa de contrapartida da UFRRJ, exige-se conta corrente aberta na própria agência; c/c aberta virtualmente não é aceita)

Documentos Necessários para Substituição:

  • Documentos para indicação
  • Memorando impresso do orientador indicando novo/a bolsista IC e justificativa de substituição

Substituição de discentes bolsistas devem ser encaminhadas até o dia 10 de cada mês.

 



Reunião Anual de Iniciação Científica – RAIC


Evento científico, organizado na forma de congresso, que tem como objetivo assegurar o espaço para a exposição e a discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística ou cultural desenvolvidos na UFRRJ. As são repartidas em dois eventos, a Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (SePTI), proporcionando a troca de experiências entre os(as) alunos(as) de graduação envolvidos(as) em atividades de pesquisa, os(as) alunos(as) de pós-graduação, os(as) professores(as) e os pesquisadores(as) da UFRRJ. Aos(Às) alunos(as) bolsistas dos programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af é obrigatória a apresentação, na JIC, de pelo menos um trabalho do qual seja o(a) autor(a) principal. Aos(Às) alunos(as) ativos(as) do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV) é obrigatória a apresentação, na SePTI, de pelo menos um trabalho do qual seja o(a) autor(a) principal. Aos(às) demais bolsistas de Iniciação Científica, incluindo bolsistas da FAPERJ, dos Programas de EducaçãoTutorial (PETs) ou de outras instituições públicas ou privadas, é facultada a apresentação de trabalho, sendo esta realizada na SePTI.

VII  RAIC – 23 a 27 de setembro de 2019

 

 

 


Links

Banco de Projetos

Formulários

Programas de Iniciação Científica

Últimas Notícias