Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Rural (NaiRural-RJ)

Pró-Reitoria de Graduação

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Rural (NaiRural-RJ)

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Rural – NaiRural surge da Deliberação nº 112, de 12/06/2012, com a finalidade de implementar as políticas educacionais inclusivas e de acessibilidades orientadas pelo PROGRAMA INCLUIR (MEC).

Gestão atual (Portaria 663/GR, 2 de agosto de 2016):
Ø Constituição do Nairural-RJ:

» Coordenador: Ana Carla Ziner Nogueira.
» Membros: Ana Carla Ziner Nogueira, Márcia Denise Pletsch, Frederico Alan de Oleveira Cruz, Luciane Rangel Rodrigues, Lúcio Lugão de Macedo, Wagner Cabral dos Santos, Reginaldo Antunes dos Santos e Daniela Moreno Azevedo.
» Representação estudantil: Coletivo PNE (Leoni de Luka).

OBJETIVOS GERAIS:
1 – Promover ações e atividades que favoreçam o acesso, a permanência e a participação efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na UFRRJ.
2 – Oferecer suporte pedagógico aos Cursos de Graduação da UFRRJ para atender adequadamente as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo-lhes acessibilidade por meio de tecnologias assistivas ou ajudas técnicas nas atividades previstas em seus cursos.

PÚBLICO-ALVO:
ø Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Lei 13.146, 06/07/2015).
ø Mobilidade física temporária.