Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Plataforma reúne informações sobre pesquisadores vinculados à Universidade

Plataforma reúne informações sobre pesquisadores vinculados à Universidade

Para todos. Além de facilitar o trabalho de jornalistas, o Rural Pesquisa também aproxima a Universidade de seu público externo

 

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ) lançou, em junho, o portal Rural Pesquisa. A plataforma consiste em um banco de dados que reúne informações relevantes sobre os pesquisadores vinculados à Universidade e suas respectivas pesquisas como, por exemplo, formação acadêmica, currículo Lattes, local de trabalho dentro e principais palavras-chaves associados à pesquisa.

Segundo a jornalista da CCS Fernanda Barbosa, responsável pela elaboração deste portal junto à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Cotic), o Rural Pesquisa nasceu de uma demanda antiga. “Nós nunca tivemos um banco de dados consolidado dos nossos professores e suas pesquisas, o que dificultava o contato com a mídia. Geralmente, quando nós somos procurados, os jornalistas não sabem os docentes com quem eles querem entrar em contato, só o assunto. Então, o Rural Pesquisa é uma forma mais fácil de nós encontrarmos o trabalho do professor, saber se é adequado ao que a imprensa quer e, com os dados disponibilizados na internet, o próprio repórter pode encontrar o professor que ele procura, sem a nossa mediação”, explica.

Além de facilitar o acesso da mídia externa aos trabalhos dos pesquisadores, o objetivo do portal é também aproximar a Universidade de seu público externo. Para Lúcia Anjos, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), esse contato entre Universidade e sociedade é de extrema importância. “Nós sabemos que o nosso papel como professor é claro para nossos maiores usuários, os alunos, mas eles nem sempre sabem qual a nossa segunda missão – ser pesquisador”, destaca.

O Rural Pesquisa é alimentado pelos próprios pesquisadores da UFRRJ que desejam manter sua pesquisa acessível ao maior número de pessoas, dentro e fora da Universidade. Até o momento, já são 180 pesquisadores registrados na plataforma. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alexandre Fortes, espera que essa adesão ao portal cresça cada vez mais: “Nós esperamos que todo mundo dê a sua contribuição, e que possamos avançar bastante usando esse novo instrumento que realmente atende a uma necessidade muito importante da nossa Universidade”.

Com o aumento do número de cadastros, a CCS planeja a elaboração de press releases (comunicados para a mídia) sobre as pesquisas para uma maior divulgação dos trabalhos dos pesquisadores da UFRRJ nos veículos de comunicação externos. O formulário de cadastro e mais informações sobre o portal podem ser encontrados no site:

http://institucional.ufrrj.br/ruralpesquisa/

 

Publicado originalmente no Rural Semanal 10/2019.

 


Postado em 17/10/2019 - 15:47

Últimas Notícias