Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Paradigmas da educação são debatidos nas Aulas Magnas do Câmpus Seropédica

Paradigmas da educação são debatidos nas Aulas Magnas do Câmpus Seropédica

Tema proposto para debate foi os paradigmas sobre a educação no país e a falácia da diferença entre as Ciências Humanas e Exatas

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro promoveram, nos dias 14 e 15 de agosto, as Aulas Magnas do segundo período letivo de 2017. No Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu, o evento começou às 18h30, da última segunda-feira (14), e debateu a temática da expansão do Ensino Superior para a Baixada Fluminense. Já em Seropédica, na terça (15), “Força é igual massa vezes imaginação” foi o gancho dado pela professora de Física do Cefet/RJ e doutora em Filosofia pela Uerj, Elika Takimoto, convidada a palestrar no encontro.

Reitoria juntamente com a Prograd promovem evento oficial de boas-vindas aos ingressantes do segundo período letivo de 2017

Com o auditório Gustavo Dutra repleto de novos rostos ruralinos, a primeira sessão da Aula Magna de 2017-2 do câmpus Seropédica teve início às 14h30 e contou com a participação de diversos estudantes, coordenadores, professores, pró-reitores e do reitor da Universidade, Ricardo Luiz Louro Berbara, além da presença de Elika. A mestre foi convidada para debater os paradigmas da educação brasileira e desmitificar as diferenças existentes entre as Ciências Humanas e Exatas. A segunda sessão da Aula Magna em Seropédica, voltada aos cursos noturnos da Rural, teve início às 18h30 e incluiu a mesma temática da anterior.

O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, deu abertura à aula relembrando o cenário político brasileiro desde o impeachment, que tirou do poder a ex-presidenta Dilma Rousseff, e relacionou o acontecimento com os impactos sofridos na democracia brasileira. Antes de apresentar a palestrante, Berbara finalizou dizendo aos ingressantes do segundo período letivo de 2017 que vivessem intensamente não só a universidade, mas também a formação cidadã construída fora do ambiente acadêmico e dentro do convívio social.

Palestrante Elika Takimoto, professora e coordenadora do Cefet/RJ, inicia Aula Magna com a leitura de um texto reflexivo de sua autoria

Elika iniciou sua palestra lendo um texto produzido por ela. Ao término da palestra, as pessoas ali presentes se dariam conta de que a leitura fazia alusão à relação entre aluno e professor.

A principal indagação da aula foi debater a história do ensino brasileiro e a forma como os cidadãos são doutrinados a não questionar as coisas desde cedo.

“Tem um lado como educador que precisa ser tão importante quanto o conteúdo de ensino”, afirmou a mestre.

O objetivo dela foi mostrar aos estudantes que as Ciências Exatas e Humanas não estão longe, distantes uma da outra quando comparadas. Assim, ela tentou desenvolver nos alunos a consciência crítica e pensante a respeito das teorias científicas:

“Quando você separa, coloca a Física, a Matemática, uma Ciência Exata como algo objetivo é como se tivesse uma verdade única, e que por ser absoluta ela não pode ser questionada. E isso tem implicâncias de como você se comporta dentro da sociedade”.

Flávia Eduarda se mostrou muito animada com o início das aulas

Flávia Eduarda é caloura de Engenharia de Alimentos e comentou sobre o tema debatido na Aula.

“Eu achei muito importante por uma questão de conscientização, sobre o que está errado e precisa ser mudado, e o que a gente tem que lutar contra”, disse ela. “A diferença do Ensino Médio para a escola é enorme e muita gente não tem acesso a essas coisas, ? Em muitas escolas não têm palestras e conversas assim. E você chegar na universidade e ter, é muito importante!”.

Alice Andrade é estudante do 5º período de Psicologia e menciona a importância da representação estudantil em eventos como esse:

“Eu acho muito importante a participação dos Centros e Diretórios Acadêmicos na Aula Magna, porque é onde os alunos vão ter mais espaço para discutir e vão ter autonomia”.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação da Prograd, Elika Takimoto defendeu o diálogo como forma de debate. Para ela, é uma maneira eficaz de fazer parte de uma comunidade que pensa em conjunto e tenta trazer soluções aos problemas atuais.

Gabriela de Castro (esq.), ingressante no curso de Psicologia, posa ao lado de sua veterana, Alice Andrade

“Eu acho que o importante é a gente sempre dialogar. Trazer o diálogo com os pares e os impares também, eu estou trazendo um tema sobre educação. Na atual conjuntura, eu acho que a gente precisa debater muito esse tema. Eu acredito que a importância é isso! A gente estar nos lugares e convidar mais pessoas a dialogarem, a integrar essa comunidade política”, complementa a doutora.

Ao fim, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Atlética Central da Universidade Rural (Acur) repassaram alguns informes e lembraram a importância de se conscientizar enquanto estudantes e participar ativamente das questões que envolvem a UFRRJ.

 

 

 

Por Allan Rabelo / Assessoria de Comunicação da Prograd
Fotos e Legendas: Letícia Noda / Assessoria de Comunicação da Prograd

Postado em 17/08/2017 - 13:57 -

Últimas Notícias

Skip to content