Portal UFRRJ > Ouvidoria > Quem somos

Bem-vindo à Ouvidoria Geral da UFRRJ!

Esse é um espaço adequado para ciência e defesa dos seus direitos.

Um espaço cidadão!

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é órgão de assessoramento da Reitoria e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento institucional, oferecendo à comunidade universitária e à sociedade em geral, um canal de comunicação com os órgãos superiores da Instituição, recomendando e intermediando ações corretivas ou de aproveitamento de sugestões viáveis e pertinentes.

A partir da vigência da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012, o titular da Ouvidoria Geral atua como autoridade responsável para a aplicação da Lei no âmbito da UFRRJ. Com isso, também cabe à Ouvidoria Geral prestar informações de caráter público, tanto de forma proativa quanto através de seu Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

A Ouvidoria Geral presta contas das atividades realizadas, o que inclui a apresentação de reclamações e denúncias recebidas e tratadas, bem como das solicitações feitas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Presta também contas  de suas atividades à Ouvidoria Geral da União.

Objetivo:

O objetivo geral da Ouvidoria é a criação de mais um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade e da comunidade acadêmica da UFRRJ, que visa garantir os direitos dos cidadãos, concretizando, dessa forma, o princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a sociedade.

Ao Ouvidor cabe ouvir e registrar as reclamações, críticas, elogios e sugestões,  procurando reagir como mediador das questões.

Canais de comunicação:

Endereço http://portal.ufrrj.br/ouvidoria/

E-mail: ouvidoria@ufrrj.br

Atendimento presencial: sala 131/2, Pavilhão Central

Também pode acessar diretamente o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal  (e-OUV). O sistema funciona 24h e permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada. Para utilizar o e-Ouv, não é necessário se cadastrar. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações.

Há opção de  informar o nome, ou fazer uma manifestação anônima. Se fizer uma manifestação identificada, poderá acompanhar o andamento e conferir a resposta no próprio sistema, ou no e-mail que informar.

Balcão de Informações

Subordinado à Ouvidoria, o Balcão de Informações foi idealizado para melhor atender a comunidade que diariamente busca informações sobre eventos, palestras, localização de pessoas, laboratórios, etc. distribuídos  pelo câmpus universitário.

Achados & Perdidos

Subordinado à Ouvidoria, o setor de Achados & Perdidos – de acordo com a Lei Federal nº 10. 406/02 – orienta que qualquer pessoa que, no âmbito da UFRRJ, encontrar documentos, objetos ou valores alheios, entregue-os na sala 131/2.
Os documentos e pertences serão entregues mediante confirmação da descrição feita pelo solicitante com a descrição do item. Também serão solicitados alguns dados de quem está retirando o pertence.

A Ouvidoria da UFRRJ  funciona de 2ª a 6ªfeira, no horário comercial.

Endereço: Pavilhão Central Sala 131/2 Rodovia Br 465 Km 7- Seropédica RJ CEP: 23897-000

“Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.” (Rubem Alves)