Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Orçamento 2015 – Plano de Ação Operacional/segundo semestre e Relatório da Situação Orçamentária

Com o objetivo de planejar a execução orçamentária em 2015, a Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf) e a Pró-reitoria de Planejamento Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi) trabalharam intensamente para levantar a situação orçamentária e construir, junto com as demais Pró-reitorias, Diretores de Institutos e de Câmpus, um Plano de Ação Operacional para o segundo semestre de 2015. O levantamento orçamentário e o Plano de Ação Operacional têm como objetivo o ordenamento das demandas por despesas de investimentos dos diversos setores da Universidade, segundo prioridades estabelecidas nas reuniões. O plano foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu); Deliberação no 34, de 14 de julho 2015 (http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/consu/Deliberacoes_2015/Delib034CONSU2015.pdf).

Ao mesmo tempo, as duas Pró-reitorias preparam um relatório intitulado  Situação Orçamentária em 2015, Outras Despesas Correntes e Investimentos, entregue pela Reitora da UFRRJ ao Secretário da Educação Superior (Sesu/Mec) em reunião realizada no dia 13 de julho passado. A reunião, agendada pelo MEC, teve como objetivo apresentar o quadro orçamentário da instituição no âmbito da expansão e do corte orçamentário que atingiu 47% dos recursos orçamentários para investimentos e 10% dos recursos de custeio da UFRRJ em 2015.

Na ocasião, a Reitora da UFRRJ, professora Ana Maria Dantas Soares, enfatizou as necessidades prioritárias em 2015 e 2016, ressaltando que a pactuação entre a UFRRJ e o MEC precisa ser garantida para que haja a consolidação do processo de expansão. Ressaltou que 4 obras, essenciais para a expansão Reuni foram abandonadas pela empresa vencedora das licitações em 2010 e 2011. O valor total das 4 obras não realizadas (Restaurante Universitário, Pavilhão de salas para docentes e aulas, Pavilhão de Laboratórios e urbanização das áreas de expansão) alcança R$ 41.619.269,16 (quarenta e um milhões seiscentos dezenove mil e duzentos e sessenta e nove reais e dezesseis centavos), em valores nominais, sem correções.  O relatório na íntegra, bem como o plano de ação operacional, podem ser lido na seção de Informes Administrativos, na página da UFRRJ.

Pró-reitora de Assuntos Financeiros

Pró-reitor de Planejamento Avaliação e Desenvolvimento Institucional