Portal UFRRJ > PÓS-GRADUAÇÃO > Noticia Pós-Graduação > Nota Institucional da PROPPG sobre as Cotas de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ

A UFRRJ iniciou a sua política de iniciação científica há mais de vinte anos e tem constantemente trabalhado pelo seu aprimoramento. Afinal, as bolsas de iniciação científica ou tecnológica em suas diferentes modalidades são fundamentais para o fomento da pesquisa e inovação em nossa instituição centenária. A implantação do Módulo de Pesquisa do SIGAA/UFRRJ neste ano é parte dos esforços para o aperfeiçoamento da iniciação científica institucional, no que se refere à seleção, gestão e avaliação por parte da instituição.

Nesse sentido, a PROPPG informa:

• Cotas CNPq: apenas recentemente o CNPq divulgou o resultado final das cotas referentes à UFRRJ, o que retardou a divulgação dos resultados da seleção. Todavia, tendo em vista as dificuldades orçamentárias em diferentes níveis que acometeram e ainda acometem as realidades acadêmicas brasileira e fluminense, nosso pleito teve resultado positivo: manutenção das cotas institucionais de 5 bolsas PIBITI e 2 PIBIC-Af, bem como acréscimo de 2 unidades para a cota PIBIC, que agora totaliza 177 bolsas. Trata-se, sem dúvidas, de uma importante vitória institucional e reflete o esforço conjunto de todos que participam do programa na UFRRJ, coordenadores, membros dos comitês, orientadores e bolsistas, pessoal de apoio na PROPPG;

• Contrapartida UFRRJ: com o objetivo de promover a incorporação efetiva de mais docentes na condição de orientadores de iniciação científica, a PROPPG anuncia o acréscimo de 20 bolsas à contrapartida da UFRRJ, que passa a totalizar 127 bolsas PIBIC-UFRRJ, 2 PIBITI-UFRRJ e 1 PIBIC-Af-UFRRJ.

Em resumo, serão atribuídas 314 bolsas, sendo 307 PIBIC/PIBIC-Af e 7 PIBITI com vigência para o período 2018-2019, em conformidade com o resultado do processo de seleção a ser anunciado nesta semana.

• Período de indicação de bolsistas: estendido até o dia 20 de julho de 2018.

Não haverá prorrogação deste prazo, após o qual serão chamados os classificados em lista de espera para preenchimento das vagas remanescentes.

• Procedimento de indicação de bolsista: a entrega dos documentos deve ser feita exclusivamente na secretaria do NAAP-PROPPG, sala 116 do P1 [Pavilhão Central], no horário de 9:00 h – 11:30 h ou 13:00 h – 16:30 h.

Não serão aceitas indicações por e-mail ou quaisquer outros meios eletrônicos sob qualquer justificativa.

• Documentos para indicação de bolsista: conforme Edital Nº 001 de 14 de março de 2018, os documentos a serem apresentados pelo bolsista são os seguintes:

• Ficha de inscrição (disponível aqui) devidamente preenchida e assinada pelo bolsista, pelo orientador e pelo dirigente (Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor de Instituto ou seus respectivos vice-dirigentes);

• Cópia do CPF;

• Histórico escolar atualizado assinado pelo Coordenador do Curso ou autoridade equivalente. Para estudante de 1º período, cópia da íntegra do resultado do ENEM;

• Plano de trabalho impresso;

• Número de conta-corrente no Banco do Brasil, não sendo aceitas conta-poupança ou conjunta;

• Currículo Lattes impresso.

Postado em 11/07/2018 - 16:31