Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Capes se posiciona sobre cortes na pesquisa

Capes se posiciona sobre cortes na pesquisa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) enviou, em 1° de agosto, ofício ao ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitando a preservação da verba prevista na lei orçamentária.

 

Assinado pelo presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, o documento informa que “foi repassado à Capes um teto limitando seu orçamento para 2019, que representa um corte significativo em relação ao próprio orçamento de 2018, fixando um patamar muito inferior ao estabelecido pela LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias]”. A entidade argumenta que, caso seja mantido esse teto, “os impactos serão graves para os Programas de Fomento da Agência”.

 

Entre as consequências, o Conselho Superior da Capes cita a suspensão do pagamento de bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019, “atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores” e “interrompendo os programas de fomento à pós-graduação no país”. Além disso, seriam prejudicados bolsistas ligados à Formação dos Profissionais da Educação Básica e participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).

 

Clique aqui para ler o ofício na íntegra.


Postado em 03/08/2018 - 14:42

Notícias Relacionadas

Planejamento e andamento das Obras na UFRRJ – 2016

Planilhas de gastos financeiros com Serviços Gerais

Orçamento e funcionamento da UFRRJ com a redução dos recursos

2016- Subsídios para o planejamento dos gastos de custeio

2016- Execução Orcamentária

Últimas Notícias