Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Instituto de Química realiza projetos para deixar a ciência mais atrativa

Instituto de Química realiza projetos para deixar a ciência mais atrativa

Foto: Thaís Melo/ Comunicação Proext

 

Texto: Thaís Melo

No dia 24 de julho, aconteceu no Instituto de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a primeira edição do “Ciência na sala de aula: atualização da prática do ensino de Ciências/Química para professores do ensino fundamental e médio”. O curso ocorreu das 8h às 17h com o objetivo de mostrar maneiras dinâmicas de se ensinar Química na escola.

O curso inaugural contou com 42 alunos, e hoje já possui uma fila de espera para as próximas edições com 240 interessados. A ação surgiu devido ao “Descobrindo a ciência: ensinando Química através de assuntos do cotidiano”, projeto  iniciado em 2016, que traz estudantes para o câmpus de Seropédica, onde aprendem Química, por meio de experiências, o que torna a matéria mais instigante e atrativa.

O êxito do projeto “Descobrindo a ciência” foi tão grande que a demanda de pedidos de visitações das escolas aumentou, surpreendendo os organizadores do projeto de extensão. Notando o interesse dos professores com os trabalhos realizados, decidiu-se criar um segundo projeto, mas dessa vez o público alvo foram os professores. 

O secretário do Instituto de Química, Anderson Pontes, explicou como a ideia surgiu. “No começo desse ano nós agendamos em torno de 28 visitas para o ano todo e ainda temos 102 escolas na fila de espera. Como não íamos ter capacidade de atender todo esse público, resolvemos desenvolver um segundo projeto. Em vez de trazer todas essas escolas pra cá, já que a universidade não tem material para isso, por que a gente não os ensina a reproduzir nas escolas deles? Hoje é a primeira edição e certamente pretendemos fazer outras.”

A professora e coordenadora do projeto, Vanessa Almeida, falou sobre as expectativas dos organizadores para essa nova empreitada além de melhorar a capacitação dos professores. “Quando nós falamos sobre Química os alunos já falam ‘Ah, muito difícil ou muito chato’ e a gente quer quebrar essa ideia de que a Química é difícil. Para que eles entendam que isso está presente no nosso cotidiano e talvez trazer mais o aluno para dentro da universidade. Quem sabe o aluno do colégio não se empolga e faz um vestibular para Química ou para as outras áreas da ciência.” explicou a coordenadora. 

Foto: Thaís Melo/ Comunicação Proext

As experiências ensinadas para os professores são feitas com materiais de baixo custo que podem ser comprados facilmente em farmácias ou mercados e todas elas podem ser realizadas em sala de aula sem a necessidade de um laboratório. De acordo com a coordenadora, essa foi uma preocupação dos organizadores, trazer experimentos que pudessem ser feitos em sala de aula já que a maior parte das escolas não possui um laboratório. 

Os professores, que nesse dia voltaram a ser alunos, falaram um pouco sobre o que estavam achando da vivência de participar da primeira edição do curso. Segundo, Silvia Assunção, professora do ensino fundamental em Duque de Caxias, o que ela espera da resposta dos alunos ao verem as experiências é a surpresa, pois os estudantes estão acostumados a verem essa parte mais prática na TV, no computador e no celular, mas nunca presencialmente. Como na escola em que ela trabalha não há laboratório o ensino ficava limitado nesse sentido e agora ela vai poder realizar os experimentos em sala de aula. De acordo com a professora a iniciativa é importante para a estimulação desses alunos, para eles saberem que a ciência vai além do que eles veem nos livros. 

Fernando Renato é professor do ensino médio e já usa essa prática de experimentos em suas aulas, mesmo assim o curso superou suas expectativas, já que ali aprendeu como utilizar outros tipos de materiais além de descobrir novas experiências. Ele também falou sobre a diferença quando o ensino é interativo e quando é só teórico “A diferença é total, pois quando o aluno está ali só prestando atenção em você parece que fica uma aula um pouco mais enfadonha. Mas quando ele ‘bota a mão na massa’ para fazer as coisas é diferente. Estimula nele a curiosidade, a criatividade e também a parte da investigação.” relatou o professor. 

Beneficiando alunos, professores e sobretudo a divulgação da ciência, certamente os projetos de extensão do Instituto de Química só tendem a contribuir para a sociedade. Já que como o interesse dos jovens por tais assuntos só deve crescer com essa forma de ensino mais divertida e dinâmica certamente teremos novos químicos, físicos e cientistas no futuro.

Página do projeto no Facebook

Clique aqui para conferir a matéria do Rural Semanal sobre o projeto “Descobrindo a ciência: ensinando Química através de assuntos do cotidiano”.

 

 

 


Postado em 06/08/2019 - 09:19 -

Últimas Notícias

Skip to content