Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Inscrições abertas para II Escola de Verão do Instituto de Química

Inscrições abertas para II Escola de Verão do Instituto de Química

A segunda edição da Escola de Verão do Instituto de Química – II EVIQ – está de volta com a oferta de cinco cursos.  As inscrições estão abertas até 20 de dezembro de 2019 e devem ser realizadas pelo link abaixo, após login no Google: http://abre.ai/iieviq

O número de vagas é limitado. Os cursos serão gratuitos e estão abertos abertos a estudantes a partir do ensino médio, graduados, técnicos e profissionais. As aulas serão oferecidas na modalidade presencial, com temas conectados à Química e suas áreas de abrangência.

O EVIQ é uma iniciativa dos professores e técnicos, com a participação de estudantes do IQ, que será realizada anualmente sempre no período de recesso de verão. A segunda edição está prevista para acontecer entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2020.

Confira abaixo os cursos oferecidos e suas respectivas ementas:

1. Produção de óleos essenciais – presencial com carga horária de 16 horas.

• Conceitos, definições e generalidades sobre os óleos essenciais.
  • Botânica e metabolismo de plantas aromáticas
  • Métodos de extração e análise de óleos essenciais.
  • Produção de plantas aromáticas e mercado de óleos essenciais.
  • Aplicações, estudo de casos e oficinas

1. Tratamento de efluentes industriais: conceitos, técnicas e aplicações – presencial com carga horária de 16 horas.
  • Introdução e conceitos fundamentais.
  • Etapas e processos de tratamento.
  • Tipos de tratamento em cada segmento industrial.
  • Estudo de casos.

1. O maravilhoso mundo dos cosméticos: a química e a tecnologia da beleza – presencial com carga horária de 20 horas.
  • Cremes e Pomadas.
  • Protetores Solares.
  • Géis e Repelentes.
  • Xampus e Sabonetes Líquidos e Sólidos.

1. Produção de polímeros biodegradáveis e poliolefinas por polimerização por coordenação – presencial com carga horária de 20 horas.
  • Revisão de conceitos
  • Desenvolvimento histórico, tendências e principais aplicações.
  • Principais reações, análises e generalidades (coordenação de organometálicos).
  • Introdução à catálise por organometálicos.

1. Química Forense aplicada em locais de crime: fundamentos e prática – presencial com carga horária de 32 horas.
  • Introdução a criminalística, explosivos, drogas ilícitas e balística.
  • Manchas de sangue em locais de crime.
  • Pólvora negra, misturas pirotécnicas iluminativas e explosivas .
  • Síntese e aplicação de luminol.
  • Análise preliminar na pesquisa de cocaína e maconha.
  • Exame residuográfico.

Para saber mais, confira o material de divulgação: Divulgacao EVIQ

Respostas para perguntas frequentes:

1️⃣ – Os cursos são abertos a todos os interessados? Ou apenas estudantes universitários podem participar? Ex-alunos também podem se inscrever?

Os cursos estão abertos a estudantes a partir do ensino médio, graduados, técnicos e profissionais.

2️⃣ – Acabei de me inscrever, como saberei se minha vaga foi confirmada?

Após a inscrição no formulário do Google, os interessados receberão uma confirmação. Após dia 20/12, a comissão da II EVIQ divulgará as regras para a seleção dos inscritos com base no número de vagas de cada curso, a lista dos selecionados e o cadastro de reserva. A secretaria do Instituto de Química (IQ) enviará e-mail com a informação.

3️⃣ – Pode mudar a opção do curso depois de já ter se inscrito?
O interessado precisa comunicar por e-mail – iquimica@ufrrj.br – o desejo de cancelar a inscrição, aguardar o cancelamento e refazer a inscrição para o curso de interesse.

Postado em 10/12/2019 - 09:28