Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > II Mostra de Trabalhos Práticos dos alunos de Jornalismo da UFRRJ

II Mostra de Trabalhos Práticos dos alunos de Jornalismo da UFRRJ

Documentário " As galeras" de Juliana Portella. Vencedor da 4º Edição do Festival de Cinema de Nova Iguaçu

Documentário ” As galeras” de Juliana Portella. Vencedor da 4º Edição do Festival de Cinema de Nova Iguaçu

Dentre as premissas do Jornalismo, uma delas é a exibição. Se há produção de trabalhos jornalísticos, é importante que sejam expostos e que consigam atingir o maior número de pessoas. Foi com o intuito de valorizar e divulgar os trabalhos dos discentes do curso de Comunicação Social da Rural que nasceu, em 2014, a Mostra de Trabalhos Práticos dos Alunos de Jornalismo da UFRRJ. A segunda edição aconteceu no Auditório Paulo Freire, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 18h às 22h.

A professora das disciplinas Telejornalismo II e Projetos Profissionais, Maria de Fátima Costa, não encontrava sentido em ter tanto trabalhos bons em mãos e guardá-los para si. Por esse motivo, criou a mostra, que passou a ser um dos momentos mais esperados pelos alunos do curso. Eles apresentam para a comunidade acadêmica e seropedicense, amigos, familiares e entrevistados, o que fizeram com carinho e dedicação.

No dia da mostra, os alunos das turmas mais novas assistiram e sentiram-se desafiados em fazer algo do mesmo nível do que estava sendo apresentado, e os que exibiram encontravam-se ansiosos, emocionados e orgulhosos de si. Depois de um longo desafio e das dificuldades enfrentadas, o sentimento de orgulho sobressaiu no auditório.

– Você não faz comunicação para si. Você só faz comunicação para o outro. Então a proposta é essa, fazer com que os alunos se sintam felizes por poder mostrar. Eu me sinto muito feliz por poder divulgar o que a gente está fazendo com tanta dificuldade – declara a professora Maria de Fátima, mais conhecida como Fafate Costa.

Cartaz do Programa "Desprograme", exibido no primeiro dia do evento

Cartaz do Programa “Desprograme”, exibido no primeiro dia do evento

Neste ano, foram 23 trabalhos práticos produzidos pelos alunos. Apenas dois não são em mídia audiovisual. O primeiro dia do evento reuniu programas de TV e telejornais produzidos pelos alunos da disciplina de Telejornalismo II e o “Rural Ciência” construído no laboratório de TV . E aí?, Se liga, Rota Universitária e o Desprograme mostram a todos que os alunos do curso de Jornalismo da Rural sabem fazer televisão com muita criatividade, e abordam temas que não costumam passar na mídia comercial e hegemônica.

– O nosso programa, Se Liga, é estilo revista eletrônica e fala de temas variados com uma pegada mais leve, já que é voltado para jovens. Teve matéria sobre intercâmbio, food truck, direitos LGBT, entre outros – explica Neuriane Gaulberto, aluna do 6º período.

A disciplina de Telejornalismo é completa. Os alunos lidam com construção textual, imagética e sonora. Eles pensam também na estética e em roteiro. Além disso, tenta criar nos alunos a habilidade de trabalhar em grupo. Alguns discentes disseram que aprenderam a contar e confiar no outro.

– Eu gostei muito do Desprograme. Abordar resistência é algo que me encanta muito. A matéria sobre a comunidade quilombola Santa Rita do Bracuí me deu vontade de estar lá, e passar com as repórteres tudo o que elas vivenciaram. Deu gosto de “quero mais” – elogia Adrian Busch, aluna do 6º período.

Apresentação do "Rota Universitária", produzido na disciplina de Telejornalismo II

Apresentação do “Rota Universitária”, produzido na disciplina de Telejornalismo II

Depois das 20h, iniciaram-se as apresentações de Projetos Profissionais. Como foram 16 documentários produzidos, uma noite não seria suficiente para exibição de todos. Com amor, Fanáticos de Carolina Danelli e Mariana Venâncio e As Galeras, que ganhou o Troféu Iguacine, da 4ª Edição do Festival de Cinema de Nova Iguaçu, de Juliana Portella, finalizaram o dia.

O dia 8 de dezembro exibiu os documentários Por trás do Pódio: a trajetória da campeã Ana Carolina Vieira, Paraty em Memórias, Barulho de Garagem, Pescadores na Berlinda, Terra Prometida, Penedo: a Finlândia Tropical, Subversivos: os anos de chumbo na UFRRJ, Transinformação, Negra Sou, Filhos do Reuni e LiberdArte. Além disso, foi apresentada a reportagem especial Paralelos: os extremos do esporte amador. Por quatro horas, o reflexo dos vídeos e o encantamento do momento fizeram com que os olhos do público brilhassem.

Por trás do Pódio: a trajetória da campeã Ana Carolina Vieira iniciou a noite de apresentações. O projeto retratou a vida de uma jovem multicampeã em Jiu-Jitsu, e a dificuldade de ser mulher num esporte masculinizado. As alunas Ana Caryne e Marina Montesano mergulharam na história da personagem e produziram algo real, forte e sensível. O trabalho das alunas está disponível no Youtube.

Equipe do documentário "Com amor, Fanáticos".

Equipe do documentário “Com amor, Fanáticos”.

– Fazer esse tipo de trabalho faz a gente se tornar mais humana. A gente se aprofunda na história das pessoas. A gente chorava vendo as conquistas. Foi muito maneiro – conta com satisfação Ana Caryne.

Tarsila Döhler, aluna do 8º período, disse que umas das maiores dificuldades, ao produzir um documentário, é encaixar as diversas histórias que tem, sem mudar o contexto e alterar a verdade. Ser cuidadoso para não criar outro sentido sobre a vida das pessoas é ter responsabilidade e consideração pelo o que o outro oferece.

– Eu e minha dupla, Paula Giffoni, falamos sobre Penedo, pertencente à Itatiaia. É a única colônia finlandesa no Brasil. Falamos sobre o trabalho que os descendentes de finlandeses têm para preservar a cultura que é dos pais deles, que vieram pra cá e conseguiram ter uma vida no Brasil. As pessoas foram muito atenciosas com a gente – conta Tarsila Döhler.

Entre tantos trabalhos bons, maduros e que abordavam temas de cunho social e político, Negra Sou, das alunas Ana Beatriz Sacramento e Jéssica Borges; Subversivos, criados por Laiz Carvalho, Andressa Braga, Leandro Marlon e Filhas/os do Reuni, dos discentes Kathleen Santiago e Victor Ohana; se destacaram.

– Gostei muito do Negra Sou, pela sensibilidade ao tratar sobre o racismo com mulheres negras. Tudo abordado com muita riqueza de opiniões, depoimentos emocionantes e um toque sutilmente artístico. E o Subversivos porque quase ninguém fala da rural em tempos da ditadura – diz Victor Ohana, aluno do 8º período e um dos autores do documentário Filhas/os do Reuni.

Equipe do " E AÍ?, primeiro programa apresentado no dia 7 de dezembro

Equipe do ” E AÍ?”, primeiro programa apresentado no dia 7 de dezembro

O projeto Subversivos impressionou a todos pela riqueza de material e por fazer um documento histórico. As imagens antigas de ex-alunos em alguns locais da Universidade Rural deixaram a plateia impressionada.

Cartaz do documentário "Pescadores na Berlinda". Impressionou pelas belas imagens exibidas

Cartaz do documentário “Pescadores na Berlinda”. Impressionou pelas belas imagens exibidas

O curso de Jornalismo na Universidade Rural existe graças ao projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os alunos de comunicação sabem como é graduar-se em um curso que ainda está se estruturando. Foi vendo a importância de debater esse assunto que nasceu o documentário Filhas/os do Reuni.

– O Reuni propiciou a criação de diversos cursos na Rural e permitiu que mais estudantes de camadas populares pudessem estar no ensino superior público. Tentamos calcular qual o grau de importância do projeto na sociedade brasileira, seus limites, desafios, conquistas e falhas. Se é uma medida paliativa ou estrutural na educação superior pública. A ideia surgiu pela necessidade de registrar esse debate em algum meio que dê visibilidade ao tema – explica Victor Ohana.

Uma das maiores dificuldades que os alunos e professores de jornalismo têm é devido à carência estrutural do curso. A professora Maria de Fátima sente-se orgulhosa por ver trabalhos de bom nível, mesmo diante dos problemas enfrentados por todos eles.

– Nós usamos câmeras de fotografia e gravador de rádio. Nosso equipamento não é para TV, então o nosso áudio não é para TV e nossa câmera não é para TV, e nós estamos fazendo TV. Além disso, não tem uma ilha de edição. O aluno vai praticar, vai para rua gravar, mas ele tem que ir para casa dele para editar. Ele acaba me trazendo um trabalho que poderia ter ficado ainda melhor se eu tivesse visto outras vezes antes – explica Fafate Costa.

Equipe do " Se Liga", exibido no primeiro dia da Mostra

Equipe do ” Se Liga”, exibido no primeiro dia da Mostra

A professora também conta que uma dificuldade notória dos discentes de Jornalismo é encontrar horário disponível para a elaboração dos trabalhos. Ser estudante, ter aulas à noite, estagiar longe da Universidade Rural e buscar entrevistados com horários compatíveis com os deles é um desafio e tanto.

– Nós, e vários setores da instituição, estamos empenhados na aquisição desses equipamentos. E é importante que se diga o seguinte: conseguimos fazer com o pouco que temos, por que temos talento e estimulamos os alunos a pensarem. E se conseguimos fazer com pouco algo de bom nível, imagina o alto nível que conseguiremos quando tivermos equipamentos para trabalhar – conclui a docente.

Assista ao vídeo da professora Fafate Costa fazendo a abertura da Mostra.

Por Natália Loyola/CCS
Imagens Pamela Machado

 


Postado em 14/12/2015 - 14:04 -

Notícias Relacionadas

Segunda edição da Escola de Verão do Instituto de Química reuniu alunos de diversos cursos
Evento Rural na Praça aproxima moradores de Seropédica à Universidade
Eventos nos auditórios do P1 – 11 a 15/9
Eventos agendados em auditórios do P1-Seropédica 28/8 – 01/9
Professor da UFRRJ profere palestra na FertBio 2016

Últimas Notícias

Skip to content