Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Historiadora Virgínia Fontes (UFF) faz palestra em aula inaugural de Economia

Historiadora Virgínia Fontes (UFF) faz palestra em aula inaugural de Economia

Reitor Ricardo Berbara (em pé, de branco) participa da aula inaugural do curso de Economia, que teve palestra da historiadora Virgínia Fontes (à esq.)

A Aula Inaugural do curso de Economia da UFRRJ aconteceu em 19 de março, no Auditório Paulo Freire (ICHS), com a presença da professora Virgínia Fontes, do curso de Pós-Graduação em História/UFF. Na abertura, o reitor Ricardo Berbara conversou com os presentes sobre a situação da Universidade.

O reitor chamou a atenção para as dificuldades pelas quais a Rural vem passando, destacando a atuação da Reitoria no enfrentamento das mesmas. O professor lembrou ainda o alcance social e econômico da UFRRJ na Baixada Fluminense, no estado e também na vida das pessoas – alunos, professores e técnicos administrativos – especialmente a partir das políticas de inclusão e de expansão de vagas nas universidades públicas.

Em seguida, a professora Virgínia Fontes fez uma exposição crítica e contundente sobre as relações sociais de produção, apresentando o exemplo do aplicativo Uber na palestra “O capitalismo em tempos de uberização”. Dessa forma, os presentes puderam compreender o fim do contrato de trabalho e não do trabalho em si diante da nova conjuntura do capitalismo mundial, em que prevalece uma ofensiva contra os direitos trabalhistas. A professora fez ainda uma análise histórica das lutas e reivindicações sociais dos trabalhadores.

Na plateia, estavam presentes alunos de graduação de Economia, Relações Internacionais e Geografia, além de estudantes de pós-graduação do mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento. Também participaram professores e integrantes do Departamento de Ciências Econômicas e das coordenações de graduação em Economia e de pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento.

Com informações da professora Rubia Wegner (Economia/UFRRJ)

Postado em 25/03/2019 - 11:37