Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ comemora dois anos

Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ comemora dois anos

A Feira aconteceu na frente do Prédio Principal da Universidade

A Feira de Agricultura Familiar na UFRRJ comemorou, nesta quarta-feira (12), dois anos de funcionamento com um evento que reuniu a venda dos produtos, um café da manhã coletivo, apresentação de maracatu, oficinas, distribuição de mudas e degustação de tomates especiais. As atividades aconteceram na frente do Pavilhão Central, com o objetivo de atrair mais público e reunir os consumidores que frequentam a feira semanalmente.

A organização da Feira é parte das atividades do projeto de extensão ‘Fortalecimento da Agricultura Familiar da região metropolitana e centro-sul fluminense’. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar nesta região a partir do fortalecimento dos canais de comercialização e de ações interdisciplinares de formação e de assistência técnica aos agricultores e agricultoras.

A alegria das agricultoras em comemorar de mais um ano de Feira

Uma das frentes de ação do projeto é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com a UFRRJ. Atualmente, quatro agricultores fornecem alimentos como aipim, batata doce, banana, caqui e laranja para o Restaurante Universitário da Rural, num sistema de compra direta que dá segurança aos agricultores e fornece alimentos frescos para os estudantes. Uma conquista recente do Projeto é o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Paracambi, para fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

Desde 2017 o projeto busca fortalecer as atividades de integração da Feira com a comunidade acadêmica e do entorno da Universidade. Para isso, foram organizadas 23 oficinas e atividades abertas para o público. Em 2018, a feira vem sediando inúmeras vivências como visitas de escolas e de grupos de alunos de graduação e pós-graduação.

Texto e fotos de Isabela Alencar, Marieta Keller e Anna Castro, alunas do curso de Jornalismo da UFRRJ

A Feira também promoveu a distribuição de mudas

O professor Antônio Abboud (IA/UFRRJ) promove uma degustação de tomates especiais

Oficina de alimentação viva e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)