Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Designers promovem a expansão da identidade visual da UFRRJ

Designers promovem a expansão da identidade visual da UFRRJ

De cara nova

 

Por Fernanda Barbosa (CCS/UFRRJ)

 

Designers unidos. Desde 2018, comunicadores visuais da UFRRJ trabalham na expansão da identidade visual da instituição

Quem lê as notícias produzidas em nossos canais de comunicação e tem contato com materiais institucionais como cartazes de eventos e banners já reparou: a Rural está de cara nova! A identidade visual da Universidade vem mudando, tornando-se mais moderna e adaptada aos diferentes usos dentro da comunidade universitária.

 

Não é difícil perceber pelos corredores, no site e nas redes sociais da UFRRJ o belo elemento gráfico inspirado nos arcos ruralinos, composto de círculos e semicírculos que dão origem a uma infinidade de outros ícones.

 

Além desse novo elemento gráfico adicionado à marca, o grupo de profissionais designers da instituição trouxe uma série de iniciativas que marca a expansão da identidade visual da UFRRJ. Entre elas, a ampliação da paleta de cores de apoio e a inserção da cor branca, ao lado das cores azul, verde e amarelo, como cor principal. Agora o grupo discute a ideia de criação de um manual da marca para facilitar a adesão da comunidade acadêmica a essas mudanças.

 

“Algumas regras serão rígidas; por exemplo, em relação ao uso da própria marca, que não pode ser alterada ou utilizada para fazer outra. Com o manual vamos dar orientações sobre os símbolos dos diferentes setores dentro da instituição, porque ainda é comum o uso indiscriminado de nossa marca. As pessoas criam de forma arbitrária, não vemos uma unidade, e até mesmo usam nosso símbolo de forma errada, aplicando cores que não existem na paleta”, explica Patrícia Perez, designer lotada na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e com mais tempo de casa.

 

Patrícia explica que, ao tomar posse, em 2014, a renovação da identidade visual da UFRRJ já era uma intenção da CCS, algo que só se tornou viável com a chegada de mais quatro colegas que hoje compõem o quadro de profissionais da área de comunicação visual da instituição. No final de 2018, o projeto finalmente começou a dar frutos e o grupo apresentou seus primeiros resultados e propostas à Reitoria.

 

Lotada na Imprensa Universitária, que atende às demandas de produção e impressão gráfica de boa parte dos estudantes e docentes, Juliana Afonso conta que, antes da formação do grupo de trabalho dos designers, ela já conduzia projetos isolados. “Como não tínhamos essa estrutura da identidade visual, criávamos um visual independente para cada projeto que surgia. Agora já conseguimos direcionar nosso trabalho para uma unidade e as pessoas vêm aceitando bem. Antes elas criavam seu material conforme conseguiam, pois havia uma carência muito grande de comunicadores visuais”, explica Juliana, que traz o exemplo de setores como a Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), que vem demandando projetos e contando com o apoio dos designers da Rural em vez de tentar criar por conta própria.

 

Samuel Coelho, servidor da UFRRJ desde 2018, também lotado na Imprensa, ressalta a importância dessa iniciativa: “É a questão de você poder ver a Universidade e seus setores tendo uma unidade. É bastante estimulante ver uma identidade sendo formada. As pessoas veem um material e identificam que aquilo é da Rural, porque os elementos e as cores e a forma de fazer mantêm essa unidade. Hoje, mesmo que você faça algo para a Veterinária e para a Zootecnia, elas têm elementos em comum”.

 

Alexandre Souto, lotado na CCS, lembra a importância da comunidade universitária tomar conhecimento desse grupo de profissionais: “A partir dessa identidade visual, podemos mostrar nosso trabalho, permitindo também que mais pessoas nos procurem para projetos visuais”.

 

O elemento gráfico

 

“Cereja do bolo”. Arcos de círculos servem de base ao elemento gráfico criado pelos designers

Os designers são unânimes em afirmar que o elemento gráfico adicionado à identidade visual é a “cereja do bolo”. Luciano Skorianez, mais um servidor lotado na Imprensa, explica como foi o processo criativo: “O projeto de identidade visual já estava sendo trabalhado pela Patricia com uma linha gráfica que utilizava círculos. Então trabalhei com seções de círculos – juntei vários círculos e comecei a cortá-los. Foram surgindo elementos com os quais você pode criar uma série de formas, tanto formas figurativas, como a joaninha, como formas abstratas, que remetem a folhagens, bolhas, formas orgânicas… Isso de você criar todo tipo de forma de maneira orgânica tem tudo a ver com a instituição”.

 

Com a concretização do manual da marca, a intenção do grupo é avançar para a criação de um site no qual os usuários poderão baixar modelos prontos já com esses elementos, tendo autonomia para inseri-los em apresentações, cartões de visitas e outros itens de papelaria. A ideia também é promover workshops e palestras apresentando as boas práticas, mostrando como utilizar o manual e como pedir ajuda ao grupo de trabalho. No futuro, o grupo tem a proposta de sinalização da Universidade, onde os institutos e vários setores da instituição teriam seus próprios ícones.

 

Publicada originalmente no Rural Semanal 05/2019


Postado em 07/06/2019 - 15:49

Notícias Relacionadas

Pró-Reitoria de Extensão adota nova identidade visual
Editora avalia cenário da divulgação científica no Brasil
Prograd lança perfil no instagram e já supera mil seguidores em um mês
‘Calendário UFRRJ 2020’ traz fotos de paisagens da Universidade
Andifes divulga vídeo em defesa do ensino superior

Últimas Notícias

Skip to content