Delegação do IM/UFRRJ visita a Duke University, nos EUA

Uma equipe de pesquisadores do programa Bass Connections, da Duke University, receberá 17 estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) para uma semana de trabalho conjunto em Durham, Carolina do Norte, Estados Unidos, entre 21 e 27 de março. A equipe se juntará a membros da Duke para analisar o impacto da ampliação do acesso ao ensino superior na Baixada Fluminense. A colaboração culminará num seminário programado para a segunda-feira, 27 de março, que inclui o lançamento internacional do vídeo-documentário ‘O custo da oportunidade’, filmado no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ em junho de 2016.

 

A visita da equipe brasileira dá continuidade à colaboração do IM/UFRRJ com a Duke University, que começou em junho de 2016, quando cinco alunos de graduação, três pós-graduandos e dois professores da instituição estadunidense participaram de três semanas de trabalho de campo intensivo na Baixada Fluminense. Liderada pelos professores John French (História) e Katya Wesolowski (Antropologia Cultural), a equipe de Duke realizou 46 entrevistas gravadas com estudantes e docentes da UFRRJ, sob a coordenação de dois pós-graduandos: Stephanie Reist e Gray F. Kidd.

 

— Essa visita da delegação brasileira oferece uma oportunidade única para Duke — disse French. — A colaboração verticalmente integrada ao longo de uma semana permitirá a diversos públicos aprender mais sobre a expansão do ensino superior no Brasil.

 

Já Wesolowski destaca que esse intercâmbio ambicioso é necessário.

 

— Há uma necessidade premente de compreender os obstáculos enfrentados pelos alunos e pelas instituições de ensino superior no Brasil, num momento em que o país ainda está aquém de proporcionar oportunidades iguais para todos, ricos e pobres, brancos e negros — disse a professora.

 

O professor Alexandre Fortes (História/IM), recentemente eleito pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, enfatiza que a colaboração é parte de um esforço “para criar parcerias estratégicas entre universidades norte-americanas e brasileiras, envolvendo seus discentes e docentes.”

 

Durante sua estadia, a delegação brasileira aprenderá mais sobre Duke e instituições de educação superior vizinhas, além de fazer uma viagem ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana em in Washington, D.C.

 

O seminário ‘The Cost of Opportunity’ incluirá apresentações de estudantes e professores seguidas por debates. As equipes de Duke e da UFRRJ exibirão o documentário ‘The Cost of Opportunity: Higher Education in the Baixada Fluminense’. O projeto tem codireção do cineasta Dudu de Morro Agudo e de Stephanie Reist. Dudu, um rapper que coordena o programa de arte comunitária ‘Enraizados em Nova Iguaçu’, também irá se apresentar.

 

Clique aqui para assistir ao vídeo-documentário a ser lançado no seminário; e aqui para ver um vídeo sobre o projeto de pesquisa na Baixada Fluminense.

 

 

(Com informações do professor Alexandre Fortes e do jornalista Ricardo Portugal, da assessoria de imprensa do IM/UFRRJ)


Postado em 17/03/2017 - 16:49


Notícias Relacionadas

Professor da UFRRJ participa de livro internacional

Docente da UFRRJ colabora em publicação internacional