Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Companhia de Dança da UFRRJ e Pet Dimensões da Linguagem promovem atividades culturais no ICHS

Companhia de Dança da UFRRJ e Pet Dimensões da Linguagem promovem atividades culturais no ICHS

Técnicas de relaxamento, alongamento, ginástica laboral, yoga, consciência do movimento e expressão corporal.  Essas e outras práticas serão ministradas, todas as terças e quartas, a partir do dia 14/05, de 17h às 18h, na sala 21 do anexo II do ICHS, para docentes, discentes, técnicos e terceirizados, além do público em geral, moradores de Seropédica.

No dia 14, para inaugurar a proposta, às 16h, o Grupo de Carimbó da UFRRJ, formado por alunos do curso de educação física da Rural, vai se apresentar no pátio do ICHS. Em seguida, às 16h30, a equipe que vai atuar no primeiro semestre, ministrará, no mesmo local, uma breve palestra sobre “Saúde do Corpo e Consciência do Movimento”, para, às 17h, acontecer a primeira aula aberta.

A iniciativa é um projeto em parceira entre a Companhia de Dança da UFRRJ e o grupo PET Dimensões da Linguagem, que mantém, em uma de suas frentes de ação, o subprojeto “Dimensões da Linguagem Corporal”. A direção do ICHS e a pró-reitoria de extensão também estão atuando como grandes parceiros e apoiadores, na cessão do espaço e na formalização da proposta institucionalmente.

De acordo com a professora Simone Orlando, uma das idealizadoras da proposta, a ideia desse ciclo de atividades é criar uma experiência de integração e equidade entre os públicos da universidade. “Trazer experiências individuais, através de práticas corporais coletivas, que sejam capazes de dar novas possibilidades de expressão do corpo e do movimento e unir alunos, professores, técnicos, terceirizados, público em geral, é o grande objetivo desse projeto. Estamos muito felizes em poder parceirizar com o pessoal da Companhia de Dança”, explica a docente.

Outra coordenadora do projeto é a diretora da companhia, docente do curso de Educação Física, Valéria Pires. Na visão de Valéria, iniciativas como essa só engrandecem o papel da dança e dos trabalhos corporais como grandes aliados na promoção do bem-estar físico e mental. “O projeto vem ao encontro de uma demanda importante em favor da saúde que dará voz ao corpo dentro de nossa universidade, elucida a professora.  

As professoras que atuarão no primeiro semestre com aulas regulares, às terças e quartas, são as alunas Isabela Rodrigues e Rayla Lopes. Isabela e Rayla são membros da Companhia de Dança e alunas do curso de Educação Física da UFRRJ. Isabela é, ainda, sambista profissional e bolsista do Grupo PET Dimensões. Rayla é bailarina, paraense, especialista em dança de salão, forro “pé de serra” e pretende seguir carreira com professora de dança.

Texto: Divulgação


Postado em 14/05/2019 - 11:22

Últimas Notícias