Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Comitê Guandu abre inscrições para processo eleitoral

Comitê Guandu abre inscrições para processo eleitoral

Estão abertas, até 20 de setembro, as inscrições para o processo eleitoral do Comitê Guandu. Criado em 2002, o órgão é um espaço de gestão democrática e participativa das águas nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

 

O Comitê divide a participação entre três segmentos, e todos podem contribuir com as discussões de acordo com sua área de atuação.

 

Usuários da água – Indústrias, empresas ou consórcios de saneamento, abastecimento, cooperativas de produtores agropecuários e mineração são alguns tipos de representantes para os usuários da água. Essas instituições são cobradas na bacia pela quantidade de água bruta que consomem para realização de suas atividades.

 

Representantes de governo – O Comitê Guandu é responsável pela gestão das águas na bacia. Para considerar as diferentes realidades em sua área, o Comitê busca a participação de todas as prefeituras, órgãos técnicos, fundações e setores das esferas municipais, estadual e federal.

 

Sociedade civil organizada – A Lei 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, e reforça a importância da participação popular nos debates sobre a água. Universidades, organizações não governamentais, institutos de pesquisa, associações de moradores e diversos coletivos podem participar como membros do Comitê Guandu. Um dos projetos em destaque é o Auxílio à Pesquisa, projeto pioneiro do Comitê Guandu que promove auxílio financeiro para pesquisas na Região Hidrográfica II.

 

Mais informações em http://comiteguandu.org.br


Postado em 18/08/2016 - 10:58

Últimas Notícias