Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Centro de Arte e Cultura oferece oficinas de férias na Rural

Centro de Arte e Cultura oferece oficinas de férias na Rural

Jaqueline Suarez/Proext/UFRRJ

Começaram na segunda-feira (14) as oficinas de férias do Centro de Arte e Cultura (CAC). Nos meses de janeiro e fevereiro, as atividades acontecem no Pavilhão Central (P1) da Rural, entre segunda e sexta-feira, das 8h às 20h. Ainda há vagas para algumas oficinas.

O curso de ballet ainda tem vagas disponíveis nas três modalidades: ballet básico, infantil e baby. As aulas acontecem às terças, entre 13h30 e 20h, e não é necessário ter conhecimento prévio de dança para participar.

“Eu nunca tinha feito nenhuma dessas atividades antes e consegui acompanhar as aulas sem dificuldade”, garantiu Marcelle Azevedo, aluna do curso de letras da Rural. Além do balé, a estudante também se inscreveu para as aulas de dança do ventre.

“Eu me interessei porque eu vi uma apresentação no ICHS, achei lindo, maravilhoso, até falei com a professora no final e ela comentou comigo que teriam aulas durante as férias”, contou. Das três turmas de dança do ventre, duas ainda possuem vagas abertas: terça e quinta à tarde.

Para a estudante, mesmo morando distante da universidade – Nova Iguaçu – participar das oficinas durante as férias foi uma boa oportunidade.

“Eu gosto de ballet, se eu fosse pagar em algum lugar seria caro, ia ter que pagar passagem e tem também o material. Eu pensei, já que é uma oportunidade de fazer algo gratuito e de qualidade, vou aproveitar e fazer durante as férias”, disse Marcelle.

A disponibilidade de horário durante as férias também tornou possível a participação de Juliana Afonso, de sete anos, na oficina de ballet infantil. A menina, que já havia feito aulas quando mais nova, precisou parar a atividade depois que a família se mudou de Campo Grande, na zona oeste do Rio, para Seropédica.

Jaqueline Suarez/Proext/UFRRJ

“Depois que eu vim para cá, eu fiquei sem opção!” contou Ana Paula Afonso, mãe de Juliana. A única alternativa, segundo ela, seriam as aulas regulares no Centro de Arte e Cultura, contudo o horário da oficina coincide com o turno escolar da menina.

Para Ana Paula, que se formou em direito pela Rural, a realização de atividades durante as férias beneficia, principalmente, quem mora na cidade.

“As crianças aqui de Seropédica, nas férias, ficam muito ociosas. Se os pais não tomarem a iniciativa de buscar uma atividade de cultura e lazer, você não tem muitas opções. Não temos! Eu acho que essas oficinas são muito válidas não só nas férias, mas também, fora do horário escolar”, opinou Ana Paula.

A programação não envolve apenas as crianças que moram na cidade de Seropédica, mas jovens e adultos de todas as idades. Uma das oficinas mais procuradas é a de amigurumi, que é uma técnica japonesa para fazer formas – bichinhos, plantas e pessoas – a partir do tricô ou do crochê.

Pode parecer difícil, mas a responsável pela oficina garante que é possível acompanhar as aulas mesmo sem conhecimento de tricô ou crochê.

Jaqueline Suarez/Proext/UFRRJ

“Quando comecei, eu não fazia nem correntinha, que é o básico do crochê. Inclusive, a maioria dos alunos chegam sem ter noção nenhuma de crochê. Eles conseguem desenvolver alguma coisa, mas precisa praticar em casa também, porque praticando apenas em aula, que é uma vez por semana, fica inviável mesmo. Eu consegui fazer coisas com apenas uma semana, porque eu praticava todo dia”, contou Isabela Medeiros.

Das duas oficinas de amigurumi oferecidas, apenas uma ainda tem vagas em aberto. Para participar o aluno precisa trazer seu material próprio, como linha de crochê, cola de artesanato, enchimento de acrílico e agulha de costurar à mão. E quem sabe, ao final da aula, levar para casa o seu primeiro bichinho pronto.

Os interessados podem verificar a programação e oferta de vagas no site . Para fazer a inscrição, basta entrar em contato através da página do CAC  informando nome completo e e-mail.

 

Crédito do texto: Jaqueline Suarez

 


Postado em 16/01/2019 - 14:53

Notícias Relacionadas

Proext abre inscrição para Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) em Seropédica

Comunicado Oficial Proext

Pré-Enem da Rural é oportunidade de entrada em universidades públicas

Inscrições do Preparatório do Enem prorrogadas até o dia 22/02

Rural participa de reunião para criação do Polo Tecnológico do Mar da Baía de Sepetiba

Últimas Notícias