Portal UFRRJ > ASSUNTOS ESTUDANTIS > Programas > Apoio à cultura, ao esporte e ao lazer nos câmpus

Apoio à cultura, ao esporte e ao lazer nos câmpus

Este projeto tem por objetivo apoiar as atividades organizadas pelos estudantes e suas entidades de representação, que incentivem a valorização da cultura, do esporte e do lazer nos câmpus da UFRRJ, buscando sempre que possível, o estabelecimento de parcerias com as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação (Proext e Prograd).

No âmbito da cultura e do lazer, a Proaes é responsável direta no apoio e sustentação de todas as atividades desenvolvidas, no projeto específico da Sala de Cultura. Este projeto está em atividade na UFRRJ desde o ano de 2008 e busca atender aos seguintes objetivos:

a) Estimular o hábito da leitura por meio da realização eventos ou projetos culturais e educativos, destinados a incentivar o contato dos estudantes alojados com periódicos, revistas e jornais;

b) Atuar como espaço de convívio para atividades culturais de interesse comum;

c) Integrar a comunidade estudantil pela linguagem das artes e da valorização da diversidade cultural brasileira, articulando os saberes populares e acadêmicos;

d) Desenvolver, realizar e promover atividades culturais tais como: oficinas, exposições, debates, apresentações, saraus, excursões etc.;

d) Incentivar a formação cultural, propondo ainda, o desenvolvimento de profissionais-cidadãos, reflexivos e críticos, engajados na realidade social do país;

e) Operar como ponto de convergência entre as manifestações culturais presentes na UFRRJ;

f) Impulsionar o protagonismo estudantil na organização de eventos culturais.

A equipe da Sala de Cultura é composta por quatro estudantes bolsistas de apoio técnico, selecionados pela Proaes, por meio de editais públicos, que se revezam de segunda a sexta-feira para manter o espaço aberto. Além disso, os bolsistas cumprem horário extra com a produção dos eventos, que comporta as seguintes atividades: montagem e curadoria de exposições, preparação de coquetéis, coordenação de excursões e eventos, reuniões internas semanais e produção de material de divulgação impresso (cartazes, panfletos e programação mensal) e digital (blog e página em rede social).

A programação é elaborada com um mês de antecedência a partir de propostas dos estudantes interessados em participar com seus projetos. As atividades são realizadas nos três turnos, sendo que há maior concentração delas durante a noite, devido à maior frequência de público dos alojamentos.

Entre as principais atividades desenvolvidas pela Sala de Cultura estão:

a) Espaço de leitura: Com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (FAPUR), a Sala de Cultura disponibiliza revistas e jornais atualizados aos estudantes. Os veículos oferecidos periodicamente são: jornal Brasil de Fato, revista Ciência Hoje, História da Biblioteca Nacional, Piauí, Cult, Zupi, Nova Escola, Caros Amigos entre outros. O espaço também disponibiliza alguns livros doados pela Editora da UFRRJ (EDUR), por professores e estudantes. Além disso, alguns informativos institucionais podem ser encontrados na Sala, como o Rural Semanal, o Jornal da Graduação e o Jornal do PET.

b) Sarau Cultural: Trata-se de um evento que reúne diversas manifestações culturais. Tem como principal objetivo estimular a produção artística dos estudantes e abrir espaço para a diversidade de expressão. Em geral, conta com exposição de poemas, performances, apresentações musicais e leitura dramatizada.

c) Cineclubes: A programação de cineclubes da Sala de Cultura conta com a colaboração de estudantes, centros e diretórios acadêmicos e grupos organizados. Os filmes exibidos têm direcionamentos específicos. Após as sessões, os organizadores realizam debates com os participantes. O próprio espaço disponibiliza o equipamento audiovisual para a exibição dos longas-metragens.

d) Exposições:    As mostras da Sala de Cultura partem de propostas de estudantes e grupos organizados de vários cursos da Universidade. Entre as diversas técnicas trabalhadas, estão: escultura, desenho, ilustração, fotografia e pintura. O espaço utiliza suas duas paredes laterais para expor os trabalhos. Além disso, dispõe de 14 molduras cedidas pela PROAEST. A Sala de Cultura, em parceria com o RU, oferece um coquetel para os vernissages das exposições

e) Me Leva, Rural: Com o propósito inicial de explorar as alternativas culturais do estado do Rio de Janeiro, a Sala de Cultura realiza excursões mensais com os estudantes para várias localidades. O espaço conta com a disponibilidade dos ônibus do setor de transportes da UFRRJ. Em geral, 45 vagas são oferecidas para a comunidade acadêmica. As viagens são coordenadas pelos próprios integrantes da Sala. As listas de inscrições são disponibilizadas na semana anterior à data da excursão.

f) Oficinas: Com a proposta de abrir espaço para os estudantes compartilharem seus conhecimentos e habilidades diversos, a Sala de Cultura promove oficinas regularmente.

g)  Roda de Ideias: Trata-se de um evento que promove debates temáticos a partir da leitura de textos e da exposição de imagens.

h) Lançamento de livros: A Sala de Cultura organiza coquetéis para o lançamento de livros de professores da UFRRJ, acompanhados de debates e seções de autógrafos.

Adicionalmente, a Proaes é responsável pela concessão de 45 bolsas de alimentação gratuita para estudantes carentes participantes de grupos organizados de extensão (Bolsa Cultural), em parceria com a Proext.

Para mais informações a respeito da programação das atividades da Sala de Cultura, consultar o link do seu Blog: http://saladeculturaufrrj.blogspot.com.br/ e, para informações a respeito da Bolsa Permanência de Apoio Financeiro para o Incentivo ao Esporte, consultar o link Bolsas de Assistência Estudantil, nesta página.

Postado em 11/08/2014 - 13:39