Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > PÓS-GRADUAÇÃO > Comunicados Oficiais >

Comunicados Oficiais


Download Arquivo:

Postado em 20/06/2017 - 16:57
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e a Coordenação de Relações Internacionais e Interinstitucionais (CORIN) têm a satisfação de anunciar as propostas contempladas no primeiro Edital de Apoio à Internacionalização da UFRRJ.
As propostas recebidas dentro do prazo limite, encerrado no dia 11 de junho de 2017, solicitavam recursos para atividades envolvendo 82 docentes e discentes da UFRRJ.
Aplicando-se os critérios de avaliação definidos no Edital e considerando fatores tais como o custo aproximado de cada viagem e os limites de disponibilidade orçamentária, foram contempladas 27 propostas. Esse conjunto constitui uma amostra altamente representativa das atividades de pesquisa da nossa universidade nas mais diversas áreas de conhecimento.
Trata-se de uma experiência pioneira, que trará um grande impulso ao nosso processo de internacionalização. Evidentemente, será necessário aperfeiçoar os futuros editais à luz da experiência, mas desde já está assegurado um uso transparente e criterioso de recursos preciosos, particularmente no atual contexto de adversidades no que diz respeito ao financiamento das atividades de pesquisa e pós-graduação.
Todos os inscritos receberão em breve email individual com a indicação de como os critérios foram traduzidos em pontuação e a planilha utilizada no processamento da nota final de cada proposta.
Esclarecemos que, embora diversas propostas tenham sido apresentadas de forma coletiva, a dimensão da demanda e a limitação dos recursos levaram à necessidade de avaliação individual de cada proponente e, nos casos de aprovação, ela se restringiu ao líder do grupo.
Os contemplados devem entrar em contato com a Técnica de Assuntos Educacionais Cláudia Regina de Paula, assessora da PROPPG, pelo email claudiaproppg@gmail.com a fim de receber informações detalhadas sobre os trâmites necessários à implementação do apoio concedido, incluindo a discriminação do número de diárias concedida, que pode várias de acordo com o custo das passagens, tendo em vista o limite máximo de R$ 7.500,00 por proposta contemplada.
No caso dos docentes, a primeira providência é a abertura de processo de afastamento do país. A CODEP, que está assumindo as funções anteriormente exercidas pelo PICDT, será informada de que aos incluídos nessa lista será concedido afastamento com ônus em caráter extraordinário, com recursos do PROAP-CAPES, visto que devidos às restrições de ordem financeira, essa autorização não será concedida este ano pela Reitoria com recursos de outras fontes.
Reiteramos que novo edital será lançado em agosto, visando contemplar participantes de eventos agendados para o final do ano que ainda não tenham recebido aceite e propostas de missão de ensino e pesquisa, bem como de vinda de professores visitante, que eventualmente ainda não tenham sido apresentadas nesse momento. O montante de recursos alocados para esse segundo Edital será anunciado oportunamente. Pesquisadores que não tenham sido contemplados no primeiro Edital estarão habilitados a se inscrever para o segundo.

Propostas contempladas


Últimas Notícias